O café com leite além de tradicional é também conhecido em todo o mundo. Suas variações podem mudar muito de uma cultura para a outra, mas não há dúvidas de que é bastante apreciada em todas, principalmente no Brasil. Selecionamos aqui 5 cafés com leite que você pode seguramente pedir em qualquer “balcão”.

1 – CAFÉ COM LEITE

cafe-ouro-negro

O café com leite é uma bebida de muitos contrastes, já que é apreciado em muitos lugares do mundo. Essa bebida surgiu na Europa. Quando o café entrou nesse continente e a fazer sucesso, regiões leiteiras da Europa (Países Baixos) tiveram a ideia de misturar o café com o leite, para dar a energia do café e o alimento do leite. Essa ideia não deu muito certo dentro da Europa, já que o leite não era produzido em todas as regiões para o consumo com o café. A reinvenção surgiu na Itália, com o surgimento do cappuccino.

2 – CAFÉ PINGADO

cafe-no-balcao

Um copo de leite quente que recebe uma pequena quantidade de café, ou seja, somente um pingo de café. Bebida bastante popular em botecos e padarias do Brasil e é, geralmente, servido no copo americano.

3 – CAFÉ MÉDIA

cafe-de-balcao

Latte é uma bebida de café expresso, ou chocolate concentrado, com uma quantidade generosa de espuma de leite no topo. Latte é simplesmente “leite” em italiano. No Brasil, também é conhecido como “média“, e em Portugal como “galão“.

4 – CAFÉ COM ESPUMINHA

cafe-de-balcao

Geralmente é servido na xícara de expresso e consiste em um expresso “manchado” com o creme (ou crema) do leite. No Brasil, é conhecido também como “café com espuminha”. Muitos preferem tomar essa bebida, pois o creme do leite quebra um pouco o sabor intenso do expresso.

5 – CAFÉ CAPPUCCINO

cafe-balcao

Cappuccino é uma bebida italiana preparada com café expresso e leite. Um cappuccino clássico, muito famoso no brasil consiste em um terço de café expresso, um terço de leite vaporizado e um terço de espuma de leite vaporizado. Variações populares do cappuccino como o café latte e o macchiato consistem basicamente na alteração destas proporções. O uso de chocolate em pó no cappuccino é uma prática comum no Brasil, mas não faz parte da receita tradicional.

Além da qualidade do café expresso, o elemento mais importante para a preparação do cappuccino é a textura e temperatura do leite.  Em muitos lugares, baristas mais experientes criam desenhos e formas ao verter o leite vaporizado no café expresso, técnica conhecida como latte art.

Gostou dessa publicação “5 cafés que você pode pedir no balcão”? Esquecemos algum tipo de café tão comuns quanto esses? Deixe um comentário!