Aniversário de Araguari 2018 (28 de agosto), 130 anos de conquistas e sucesso.

Araguari é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Está localizado no norte do Triângulo Mineiro, a uma altitude que varia entre 940 e 1.087 metros.

O município tem uma área de 2.729,508 km², com 1.262 km² de área urbana e 1.481 km² de zona rural, e uma população de 117 445 habitantes, de acordo com estimativa do IBGE para julho de 2017.

 

Aniversário de Araguari 2018

 

Aniversário de Araguari, história que começou por volta de 1888

 

Os bandeirantes chegaram a região onde hoje está situada a cidade. Começou como vila depois passou a ser cidade, começou com cerca de 5.000 habitantes segundo historiadores, mas em cerca de dez anos a população teve um salto de 5.000 habitantes para 25.201 habitantes, com contribuição das ligações ferroviárias.

Na década de 1930, Araguari se destaca como uma das poucas cidades brasileiras com mais de 40.000 habitantes.

A cidade originou-se da vila de Brejo Alegre, denominação possivelmente alusiva a um córrego local. Ao adquirir o estatuto de cidade (Lei 3591 de 28 de agosto de 1888) passou a chamar-se Araguari.

Araguari está localizada na região sudeste do Brasil e na região nordeste do Triângulo Mineiro, junto do rio Jordão, um afluente do Rio Paranaíba, a uma altitude que varia entre 940 e 1.087 metros.

O clima predominante é o tropical de altitude, com uma estação chuvosa (de outubro a abril), e outra seca (de maio a setembro).

O verão é relativamente quente, com abundância de chuvas, sendo dezembro o mês mais chuvoso.

Já no inverno, as precipitações não ocorrem, ou ocorrem de forma rara, sendo agosto o mês mais seco. Em certos anos, nos meses de outono e inverno, é possível observar algumas vezes a ocorrência de geada nas áreas rurais.

Segundo a Embrapa, a cidade tem 12 km² de zona urbanizada. A cidade também está localizada em um ponto estratégico de escoamento da produção do centro-oeste para São Paulo.

Araguari tem um traçado urbanístico privilegiado, com ruas e avenidas largas e bem pavimentadas, praças localizadas em pontos estratégicos por toda cidade oferecendo lazer e qualidade de vida a toda população.

 

Aniversário de Araguari

 

Aniversário de Araguari 2018, 130 anos de conquistas e sucesso

 

Araguari vem se desenvolvendo muito nos últimos anos, com várias obras de infraestrutura, casas e apartamentos financiados pelo Governo Federal, BR-050 totalmente duplicada no município.

Há na cidade vários loteamentos em fase final de urbanização e em construção. A topografia da cidade e bem plana em quase toda a área urbana menos na área central da cidade.

Araguari está em 227° no ranking dos municípios Brasileiros (PIB – Produto Interno Bruto) acima de vários municípios com população superior.

O município produz, em média, 600.000 sacas/ano (com 90% de suas lavouras irrigadas) de um dos cafés de melhor qualidade do Brasil e do mundo, tanto no tipo quanto no sabor.

São 20.000 hectares com 42 milhões de covas além de extensas áreas com lavouras de soja, laranja, milho, arroz, tomate, feijão, maracujá, acerola e uva que são colhidas e processadas pela indústria local, o que inclui três das maiores empresas de suco do país EBBA (Maguary e Dafruta) IBS (Izzy), que produzem 70 % dos sucos consumidos no país.

Possui também um rebanho misto de 145 mil cabeças de gado e diversos frigoríficos que completam um forte setor agropecuário altamente competitivo.

 

Aniversário de Araguari 130 anos

 

A Café Ouro Negro do Triângulo é de Araguari

 

Fundada em 1963, a empresa CAFÉ OURO NEGRO DO TRIÂNGULO está localizada em Araguari – MG.

Araguari é considerada região produtora do melhor café em grãos do Brasil.

O café Arábica é um dos mais cultivados no mundo e o mais cultivado no Brasil.

O café Arábica produz grãos de cor esverdeada e é cultivado em altitudes acima de 700 metros.

No Brasil é cultivado em Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Bahia, Espírito Santo, entre outros estados.

Cerca de 87% de todo café produzido no Brasil é o café arábica.

O Café em Grãos Ouro Negro, feitos com grãos 100% Arábica, são cafés de alta qualidade e exclusivos.

Um dos pontos que diferencia esses cafés é a sua produção; eles recebem mais atenção com a seleção dos grãos e com o cultivo da planta.

Os Cafés em Grãos Ouro Negro são torrados com precisão de tempo e calor que resulta em produtos originais e diferentes dos cafés comuns.

No mix de produtos ainda constam CAFÉ DRAGÃO, CAFÉ DO IMPÉRIO e FILTRO DE PAPEL.

O Café Ouro Negro atualmente é apreciado em várias regiões do país.

 

Visite nossa loja

Guia do Café Expresso

Visite nosso Blog

Siga nossa página no facebook

Siga nosso grupo Eu Adoro Café

Envie sua receita!

 

Parabéns Araguari pelos 130 anos - Um brinde com o melhor café!

 

 

Veja também!