Aniversário de Uberlândia 2019, 131 anos de prosperidade!

Uberlândia, que comemora mais um aniversário em 31 de agosto, fica a oeste da capital do estado, Belo Horizonte, 537 quilômetros.

Sua população, segundo o IBGE, era de 683 247 habitantes em 2018, sendo o município mais populoso da região do Triângulo Mineiro e o segundo de Minas Gerais.

É, também, o município mais populoso do interior de Minas e o quarto município mais populoso do interior do Brasil.

A sede (PMU) tem uma temperatura média anual de 22,3 graus centígrados. Na vegetação do município, predomina o cerrado.

Em relação à frota automobilística, em 2013 foram contabilizados 390 979 veículos.

Com uma taxa de urbanização da ordem de 97,56 por cento, o município contava, em 2008, com 198 estabelecimentos de saúde.

O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), segundo dados de 2010, é de 0,789, considerado “alto” pela Organização das Nações Unidas.

Sendo o terceiro município com melhor IDH do estado e o 71° do Brasil, estando, inclusive, acima tanto da média estadual quanto nacional, que foram calculadas no mesmo ano como de 0,731 e 0,699, respectivamente.

A cidade de Uberlândia foi emancipada de Uberaba no final da década de 1880. Sua denominação atual foi introduzida pela Lei Estadual 1 128, de 19 de outubro de 1929.

Aniversário de Araguari 2019, 131 anos de conquistas e sucesso.

 

Uberlândia 131 anos

 

Uberlândia é a principal cidade do Triângulo Mineiro

 

Conta com localização geográfica privilegiada, já que, com a sua malha rodoviária, está ligada aos grandes centros nacionais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia e Brasília.

Os maiores centros econômicos do Brasil contam com Uberlândia como ponto de ligação.

O município conta ainda com uma importante tradição cultural, que vai desde o seu artesanato até o teatro, a música e o esporte.

Seu principal e mais tradicional clube de futebol é o Uberlândia Esporte Clube, fundado em novembro de 1922.

Uberlândia também é destaque no turismo, com seus diversos atrativos culturais, naturais e arquitetônicos.

Alguns dos principais são o Mercado Municipal, o Parque do Sabiá, Parque Municipal Victorio Siquierolli, Praça Clarimundo Carneiro, Praça Tubal Vilela, Praça da Bicota/Rosário e a famosa Avenida Rondon Pacheco.

O município possui destaque também no turismo de negócio em escala nacional.

Com o desenvolvimento demográfico da cidade, houve necessidade de investir na infraestrutura municipal e na área da cultura.

Ao longo de todo o século XX, foram criados cerca de dez cinemas em Uberlândia.

Ainda foram inauguradas diversas casas de diversão, os teatros e a Casa da Cultura, que é uma instituição que abriga acervos culturais do município, inaugurada em 2008.

Sua sede está situada em um prédio que foi construído entre 1922 e 1924 com a meta de se tornar residência de Eduardo Marquez, intendente municipal entre 1923 a 1926.

A vegetação predominante do município é o cerrado e suas variáveis como veredas, campos limpos, campos sujos ou cerradinhos, cerradões, matas de várzea, matas de galeria ou ciliares e matas mesofíticas.

Apenas na parte oeste do município, em locais onde a altitude varia de 700 a 850 m, os solos são mais rasos com baixa fertilidade e a vegetação predominante é a mata subcaducifólia.

A cidade conta com onze áreas protegidas pela legislação ambiental, as chamadas Unidades de Conservação que contam com a presença de mata ciliar às margens dos cursos d’água (rios, ribeirões, córregos, etc), que protegem suas águas contra o assoreamento e suas vertentes contra erosão, colaborando para preservação da fauna e da flora do Cerrado.

Também com o objetivo de preservar o meio ambiente, a prefeitura organiza anualmente, em junho, desde 2007, a Semana do Meio Ambiente, que conta com a participação média de aproximadamente 1.500 pessoas.

São realizadas palestras, oficinas e visitas monitoradas.

 

Igreja Nossa Senhora do Rosário em Uberlândia

 

Aniversário de Uberlândia 2019 – 131 anos, 31 de agosto

 

Em Uberlândia há quatro feriados municipais, oito feriados nacionais e três pontos facultativos.

Os feriados municipais são:

  • a Sexta-Feira Santa, celebrada sempre em março ou abril; o Corpus Christi, que sempre é realizado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade;
  • o dia de Nossa Senhora da Abadia, em 15 de agosto;
  • e o aniversário de emancipação do município juntamente com o dia de São Raimundo, em 31 de agosto.

 

De acordo com a lei federal nº 9.093 de 12 de setembro de 1995, os municípios podem ter no máximo quatro feriados municipais, já incluso neste, a Sexta-Feira Santa.

 

Avenida Rondo Pacheco em Uberlândia

 

Turismo em Uberlândia

 

A cidade de Uberlândia possui muitos atrativos turísticos, tanto de valor arquitetônico quanto cultural e natural. São alguns dos principais pontos da cidade:

 

Mercado Municipal de Uberlândia

Está localizado no Centro da cidade. Foi instituído em 1923, mas só teve suas obras executadas em 1944, no mandato do prefeito Vasconcelos Costa, com arquitetura moderna para a época.

Foi centro atacadista até 1977, quando o comércio foi transferido para a Ceasa.

Situado à Rua Olegário Maciel, e oferece diversos produtos típicos de Minas Gerais e serviços variados.

 

Museu Municipal de Uberlândia

Fica localizado no Centro da cidade, na Praça Clarimundo Carneiro.

O mesmo foi sede da Prefeitura da cidade e também abrigou a Câmara Municipal.

Totalmente reformado, hoje é palco de importantes trabalhos e é onde são realizados diversos projetos culturais.

 

Parque do Sabiá

É um parque/zoológico administrado pela FUTEL (Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer), localizado no bairro Tibery, Zona Leste da cidade.

É um complexo verde composto por Zoológico com animais em cativeiro de dezenas de espécies; Sete lagos que formam uma grande Lagoa; Aquário, que comporta 36 aquários e 36 espécies diferentes de peixes; Pista de Cooper de 5.100 metros de extensão; além de outros atrativos.

 

Parque Municipal Victorio Siquierolli

Está localizado na Zona Norte de Uberlândia, sendo onde encontram-se legítimos exemplos da vegetação do cerrado, com suas árvores de folhas coreáceas, troncos retorcidos e cascudos, flores coloridas e frutos agrestes, além de um espaço com brinquedos para crianças e museu de biodiversidade do cerrado.

Conta com área total de 232 300 metros quadrados e fica entre os bairros Jardim América II, Residencial Gramado, Nossa Senhora das Graças e Cruzeiro do Sul.

 

Avenida Rondon Pacheco

É considerada o “corredor gastronômico” de Uberlândia.

Nela concentra a vida noturna da cidade, contando com vários bares, restaurantes, cachaçarias, pizzarias, cafeterias, sorveterias e docerias.

São mais de 60 estabelecimentos com quase 8 mil lugares na avenida.

Além disso a avenida conta com hotéis, lojas de conveniência, postos de gasolina, supermercados, e hipermercados.

A Avenida Governador Rondon Pacheco, se inicia no encontro com a Avenida Sílvio Rugani, no bairro Tubalina, na região sudoeste do município e vai até a BR-050, na altura do bairro Custódio Pereira, na região leste.

 

Mercado Municipal Uberlândia

 

Além da Praça Tubal Vilela, Praça Clarimundo Carneiro, Praça Sérgio Pacheco e Praça da Bicota (Praça Rui Barbosa), que são pontos turísticos e importantes da cidade.

 

Estádio do Sabiá em Uberlândia

Câmara Municipal de Uberlândia

 

 

Siga nosso grupo Eu Adoro Café.