O coador de papel também pode oferecer um ótimo café. A primeira dica é investir em um bom pó de café. Depois basta seguir algumas dicas para que o seu café fique delicioso!


01 –  Use cafés com moagem média ou fina.


02 –  Utilize uma medida padrão para a quantidade de pó. Recomenda-se de 80 g a 100 g de pó (cinco a seis colheres de sopa) para um litro de bebida. Vá experimentando até encontrar a medida que atenda ao seu paladar.


03 – Coloque o pó no filtro, espalhando-o uniformemente. Não compacte nem aperte a camada de café.


04 – A água utilizada deve ser pura e limpa. Use sempre água filtrada ou mineral para preparar o café.


05 – Imediatamente antes da fervura (90º C), despeje a água sobre o pó, umedecendo-o todo. Mas não ponha toda a água de uma vez. Comece molhando o pó de café das beiradas para o centro do coador. Em seguida, despeje a água lentamente (em fio) bem no centro do filtro. Não use colher para misturar.


06 – Quanto mais lentamente despejar a água, mais escuro resultará o café. Entretanto não exceda 4 a 6 minutos, para que a extração excessiva não torne o café amargo.


07 – Para um café bem quente, escalde o bule ou garrafa térmica pouco antes de fazer o café.


08 – Jogue fora o filtro e o café já usados. Não passe a bebida novamente pelo café esgotado porque ela ficará amarga e com sabor desagradável.


09 – A preparação em cafeteiras elétricas utiliza o mesmo tipo de café e as mesmas medidas. Para fazer quantidades grandes (mais de 12 xícaras pequenas), o longo tempo de preparo pode resultar em sabor amargo. Se precisar, faça menos xícaras por vez.

 

Fonte: ABIC (Associação Brasileira das Indústrias de Café).