Bocejar colabora para aumentar o estado de atenção!

Diz-se que o bocejo corresponde ao sono. O bocejo é um movimento muscular que se produz tanto em animais quanto em pessoas.

Estudos científicos apontam que o bocejo está sim relacionado ao sono, no entanto, conforme apontam as pesquisas, o bocejo é uma forma do organismo driblar o sono.

Ao bocejar a pessoa estimula a circulação sanguínea e diminui a temperatura corporal, o que colabora para aumentar o estado de atenção.

Bolinho Espera Marido quitute mineiro tradicional como família.

 

Bocejar colabora para aumentar o estado de atenção

 

Bocejar colabora para aumentar o estado de atenção

 

O estudo citado colabora com as afirmações comuns de que o ato de bocejar está relacionado a momentos de baixo metabolismo do corpo, sendo que nos bebés, isto acontece antes mesmo de abandonarem o útero da sua genitora.

O bocejo é o resultado de um relaxamento muscular incontrolado, que tende a aliviar as tensões eventuais acumuladas.

Pode ocorrer durante uma conversa prolongada ou uma aula cansativa o que demonstra um gesto extremamente indelicado e desrespeitoso para com as demais pessoas e, especialmente, para com o palestrante.

Geralmente ocorre como um sinal do organismo de que está necessitando repousar.

A sensação resultante de um bocejo funciona como uma válvula de escape ao estresse acumulado no corpo (nervos e músculos).

Pode acontecer antes de dormir, já que indica a necessidade do organismo ao repouso, mas pode ocorrer também ao despertar, porque o corpo necessita de um estímulo muscular para entrar em atividade do cotidiano.

O bocejo é muito encontrado nas artes em geral, como no desenho animado A Bela Adormecida, de Walt Disney.

Na literatura também encontra-se uma grande quantidade de alusões ao dito fenômeno.

 

Na literatura também encontra-se uma grande quantidade de alusões ao dito fenômeno.

 

O café inibe o sono?

 

Sim, para a grande maioria das pessoas o café consumido a noite altera, retarda ou tira o sono.

Muitos culpam o café de perturbar seu sono e evitam tomá-lo à noite.

O café é uma bebida diurna que acorda e reanima durante o dia e todos conhecemos seu efeito imediato de nos manter alertas.

Mas existem pessoas que tomam café a noite e dormem perfeitamente bem como outras que tomam bastante café durante o dia (até 7 xícaras diárias ) sem mudanças no hábito de dormir ou no ritmo do sono.

 

Dicas para dormir bem

 

Dicas para dormir bem

 

  • Evite o consumo de café, chás ou refrigerantes à base de cola antes de dormir.
  • Estes alimentos contém cafeína e prejudicam o sono.
  • Para se ter uma noção, o tempo de permanência da cafeína no organismo é de aproximadamente oito horas.
  • Procure dormir ao menos oito horas por noite.
  • Estas horas fazem com que o organismo realize todas as funções necessárias durante o período noturno, além de proporcionar um descanso merecido.
  • Utilize travesseiros adequados ao seu biótipo e de acordo com suas preferências pessoais.
  • Tomar um banho morno ajuda a tirar todas as impurezas do corpo acumuladas durante o dia, além de ajudar a refrescar e, principalmente, relaxar.
  • Evite refeições pesadas antes de deitar e, sobretudo, alimentos que promovam o aumento dos níveis de insulina (acionando assim o metabolismo).
  • Quanto maior a refeição noturna, maior dificuldade de ingestão e pior o sono.
  • Procure dormir em ambientes escuros.
  • A luz prejudica os ciclos biológicos e a produção hormonal, já que, na claridade as produções de cortisol e melatonina são interrompidas, causando uma sensação de cansaço pela manhã.
  • Evite distrair-se com outras atividades já estando deitado na cama.
  • Algumas pessoas acreditam que ver TV, por exemplo, até ajuda a adormecer, porém, o que acontece é que o indivíduo não dorme profundamente, despertando vez ou outra.

 

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