Café e cacau melhoram a concentração e o bem estar. É o que dizem estudos feitos por cientistas e nutricionistas. Confira também receita de Café Mocha.

Quatro xícaras de café (120 ml, ao todo) e 30 g de cacau (matéria-prima do chocolate) por dia: essa é uma receita simples para quem precisa melhorar a concentração.

Ou seja, bebidas como cappuccino e mochaccino parecem ser boas ideias. É o que indicam os resultados de um estudo feito na Universidade de Clarkson, nos EUA.

Um grupo de pesquisadores examinou os efeitos agudos do consumo dessas substâncias sobre a atenção e a motivação na hora de realizar tarefas que exigiam trabalho do cérebro (cognitivas).

Eles ainda avaliaram os sentimentos de ansiedade, energia e fadiga.

 

Café e Cacau melhoram concentração e bem estar

 

Combinação da cafeína e do cacau se mostra perfeita

 

Isso porque, quando estão juntas, essas substâncias garantem o que cada uma tem de melhor em sua composição.

Um exemplo disso é que, sozinha, a cafeína pode provocar o aumento da sensação de ansiedade. Já o cacau age neutralizando essa possível consequência.

De acordo com o endocrinologista e nutrólogo João César Castro Soares, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), são os efeitos químicos causados por essas substâncias no cérebro que provocam esses benefícios.

“A cafeína já é famosa pelos impactos enérgicos que provoca. Ela atinge o córtex cerebral diretamente, atuando na redução da fadiga, na melhora na concentração e na capacidade de raciocínio”, afirma.

Soares explica que o cacau, por sua vez, possui a teobromina, substância que estimula a produção da serotonina, neurotransmissor que leva à sensação de prazer e bem-estar.

Outro fator é ser rico em compostos do complexo B, que aceleram as transmissões do sistema nervoso, melhorando a atenção e a concentração.

Contudo, o especialista afirma que a moderação é a chave para que essas vantagens sejam validadas.

Atualmente, o cacau em pó é facilmente encontrado no mercado. Seu consumo costuma, inclusive, ser bastante indicado entre os nutricionistas.

 

Combinação da cafeína e do cacau se mostra perfeita

 

Café e Cacau melhoram a concentração e o bem estar

 

As vantagens do consumo do cacau em pó são inúmeras.

Ele é um alimento rico em vitaminas (como vitamina C e vitamina E) e minerais (como cálcio, fósforo, ferro, potássio e sódio), além de conter boas quantidades de fibras.

1. É antioxidante

Fernanda Machado, nutricionista, destaca que o cacau é um poderoso antioxidante (combate os radicais livres) e, por isso, previne o envelhecimento precoce e o surgimento de algumas doenças.

2. Melhora o humor

Um dos principais benefícios do cacau é o fato de ser fonte de triptofano – aminoácido responsável pela produção de serotonina, neurotransmissor ligado ao bem-estar.

3. É benéfico para o intestino

O cacau ajuda a regular a flora intestinal, pois contém flavonoides que servem como alimento para as bactérias probióticas – que, por sua vez, beneficiam o intestino.

4. É aliado do coração

Rico em fitoquímicos e flavonoides antioxidantes (que combatem os radicais livres), o cacau ajuda a promover a saúde cardiovascular.

O cacau auxilia ainda no controle dos níveis de colesterol e pressão arterial.

5. Beneficia pessoas com diabetes

O cacau pode auxiliar pessoas com diabetes pois está relacionado com melhora na ação da insulina (hormônio relacionado com a doença).

Adicione Cacau em Pó e canela em seu café, para potencializar os efeitos termogênicos!

Basta colocar no café já pronto ½ colher de chá de cacau em pó e polvilhar a canela.

Os princípios ativos destes ingredientes ajudam a acelerar o metabolismo, melhorando a queima de gordura.

 

Receita de Café Mocha com Cacau e Canela

 

Café e Cacau – Receita de Café Mocha

 

Ingredientes:

  • Serve uma pessoa.
  • 240 ml de café quente Ouro Negro.
  • 1 colher (sopa) de cacau em pó sem açúcar.
  • Adoce a gosto.
  • 2 colheres (sopa) de leite semi-desnatado.

Modo de preparo:

Em uma xícara grande ou em uma caneca, misture o café quente com o cacau, o açúcar e o leite.

 

Fontes:

Jornal o Tempo

Dicas de Mulher

Receitas de Café Gourmet

Guia do Café Expresso

Siga nossa página no facebook

Siga nosso grupo Eu Adoro Café

Envie sua receita!

 

Tradicional Café Mineiro Ouro Negro