Café e cacau melhoram a concentração e o bem estar. É o que dizem estudos feitos por cientistas e nutricionistas. Confira também receita de Café Mocha.

Quatro xícaras de café (120 ml, ao todo) e 30 g de cacau (matéria-prima do chocolate) por dia: essa é uma receita simples para quem precisa melhorar a concentração.

Ou seja, bebidas como cappuccino e mochaccino parecem ser boas ideias. É o que indicam os resultados de um estudo feito na Universidade de Clarkson, nos EUA.

Um grupo de pesquisadores examinou os efeitos agudos do consumo dessas substâncias sobre a atenção e a motivação na hora de realizar tarefas que exigiam trabalho do cérebro (cognitivas).

Eles ainda avaliaram os sentimentos de ansiedade, energia e fadiga.

 

Café e Cacau melhoram concentração e bem estar

 

Combinação da cafeína e do cacau se mostra perfeita

 

Isso porque, quando estão juntas, essas substâncias garantem o que cada uma tem de melhor em sua composição.

Um exemplo disso é que, sozinha, a cafeína pode provocar o aumento da sensação de ansiedade. Já o cacau age neutralizando essa possível consequência.

De acordo com o endocrinologista e nutrólogo João César Castro Soares, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), são os efeitos químicos causados por essas substâncias no cérebro que provocam esses benefícios.

“A cafeína já é famosa pelos impactos enérgicos que provoca. Ela atinge o córtex cerebral diretamente, atuando na redução da fadiga, na melhora na concentração e na capacidade de raciocínio”, afirma.

Soares explica que o cacau, por sua vez, possui a teobromina, substância que estimula a produção da serotonina, neurotransmissor que leva à sensação de prazer e bem-estar.

Outro fator é ser rico em compostos do complexo B, que aceleram as transmissões do sistema nervoso, melhorando a atenção e a concentração.

Contudo, o especialista afirma que a moderação é a chave para que essas vantagens sejam validadas.

Atualmente, o cacau em pó é facilmente encontrado no mercado. Seu consumo costuma, inclusive, ser bastante indicado entre os nutricionistas.

 

Combinação da cafeína e do cacau se mostra perfeita

 

Café e Cacau melhoram a concentração e o bem estar

 

As vantagens do consumo do cacau em pó são inúmeras.

Ele é um alimento rico em vitaminas (como vitamina C e vitamina E) e minerais (como cálcio, fósforo, ferro, potássio e sódio), além de conter boas quantidades de fibras.

1. É antioxidante

Fernanda Machado, nutricionista, destaca que o cacau é um poderoso antioxidante (combate os radicais livres) e, por isso, previne o envelhecimento precoce e o surgimento de algumas doenças.

2. Melhora o humor

Um dos principais benefícios do cacau é o fato de ser fonte de triptofano – aminoácido responsável pela produção de serotonina, neurotransmissor ligado ao bem-estar.

3. É benéfico para o intestino

O cacau ajuda a regular a flora intestinal, pois contém flavonoides que servem como alimento para as bactérias probióticas – que, por sua vez, beneficiam o intestino.

4. É aliado do coração

Rico em fitoquímicos e flavonoides antioxidantes (que combatem os radicais livres), o cacau ajuda a promover a saúde cardiovascular.

O cacau auxilia ainda no controle dos níveis de colesterol e pressão arterial.

5. Beneficia pessoas com diabetes

O cacau pode auxiliar pessoas com diabetes pois está relacionado com melhora na ação da insulina (hormônio relacionado com a doença).

Adicione Cacau em Pó e canela em seu café, para potencializar os efeitos termogênicos!

Basta colocar no café já pronto ½ colher de chá de cacau em pó e polvilhar a canela.

Os princípios ativos destes ingredientes ajudam a acelerar o metabolismo, melhorando a queima de gordura.

 

Receita de Café Mocha com Cacau e Canela

 

Café e Cacau – Receita de Café Mocha

 

Ingredientes:

  • Serve uma pessoa.
  • 240 ml de café quente Ouro Negro.
  • 1 colher (sopa) de cacau em pó sem açúcar.
  • Adoce a gosto.
  • 2 colheres (sopa) de leite semi-desnatado.

Modo de preparo:

Em uma xícara grande ou em uma caneca, misture o café quente com o cacau, o açúcar e o leite.

 

Fontes:

Receitas de Café Gourmet

Guia do Café Expresso

Siga nossa página no facebook

Siga nosso grupo Eu Adoro Café

Envie sua receita!

 

Tradicional Café Mineiro Ouro Negro

 

 

WhatsApp Fale com a gente!