Café e ressaca são temas que sempre rondam a mente dos mais festeiros.

Pesquisamos sobre o assunto e descobrimos no site do Dr. Drauzio Varella um resumo sobre o tema.

Olheiras e Café – duas receitas caseiras perfeitas para mulheres e homens.

 

Café e ressaca, descubra se realmente a bebida ajuda na cura

 

Café forte acelera a cura da ressaca?

 

Depois de uma noite de bebedeira, quem nunca disse ou ouviu a famosa frase: “Tome um café puro e bem forte que melhora”. Mas, afinal, ela tem fundamento?

Segundo o hepatologista Raymundo Paraná, professor titular de hepatologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, não é possível afirmar que a bebida anula os efeitos do álcool.

 

O fígado e o álcool!

 

Na verdade, como a cafeína é um estimulante, teoricamente ela pode diminuir a sensação de sonolência e dor de cabeça ocasionadas pela intoxicação alcoólica (ressaca), principalmente se a bebida for adoçada, pois o açúcar é fonte de energia.

Mas lembre-se: o fígado, responsável pelo metabolismo de todo álcool ingerido, consegue processar apenas uma quantidade limitada de álcool por hora.

Então, os efeitos da ressaca podem demorar algumas horas para passar e o café não é capaz de acelerar o processo de metabolização do álcool.

Assim, em caso de consumo excessivo de álcool é fundamental ingerir bastante água e suco para manter-se hidratado.

 

Fonte: Dr. Drauzio Varella

 

Café amargo diminui a embriaguez

 

Café amargo diminui a embriaguez?

 

Sim. O álcool é uma substância depressora dos sistema nervoso central porque diminui sua atividade, ou seja, dificulta a passagem de mensagens entre os neurônios do cérebro.

Não se sabe exatamente porque isso acontece, mas acredita-se que o álcool altera a composição da membrana dos neurônios.

Por isso, a pessoa fica com sono e sem coordenação motora. Já e cafeína existente no café tem um efeito oposto.

Ela intensifica a passagem dessas mensagens, amenizando o efeito provocado pela ingestão de bebidas alcoólicas, explica o farmacêutico bioquímico Roberto de Lúcia da Universidade de São Paulo.

O café deve ser ingerido sem açúcar, porque essa substância dificulta a absorção da cafeína pelo organismo, diminuindo seu efeito.

Picanha ao Molho de Café Especial para fazer em 1h30.

 

Informações sobre ressaca

 

Informações sobre ressaca

 

1) Esqueça a dica que, para curar a ressaca, você tem de beber pela manhã um copo da mesma bebida que lhe deixou em um estado deplorável.

Ressaca não tem cura e, sim, prevenção.

Você pode tratar os sintomas, mas algumas vezes a solução é pior que o problema, já que para passar a dor de cabeça você, invariavelmente, vai tomar algum remédio que irá irritar ainda mais seu estômago já estragado.

 

2) A péssima sensação do dia seguinte varia de pessoa para pessoa, mas mesmo médicos recomendam que se você espera beber muito em uma balada, que pelo menos, coma bem antes.

A comida no estômago vai fazer com que a absorção do álcool seja mais lenta.

Além disso, alterne bebida alcoólica com água (ou suco natural), já que seu corpo vai sofrendo desidratação com o prolongar do porre.

 

3) Algumas bebidas dão uma ressaca pior que a outra? Isso ainda está sendo estudado, mas alguns pesquisadores do National Institutes of Health dos EUA mostraram que quanto mais escuro o drinque, pior a ressaca, já que não é só o álcool que afeta seu corpo e sim outros componentes (orgânicos encontrados em barris de carvalho e aqueles usados para dar cor e textura às bebidas).

Outro estudo recente provou que ressaca de uísque é duas vezes pior que a de vodca.

E já houve especialistas que disseram que o vinho tinto, o rum, o brandy e o uísque são os piores causadores de males do dia seguinte.

O que todos concordam é que nunca se deve misturar bebidas porque aí o estrago é grande. E, em tempo, que bons vinhos não dão ressaca.

 

4) Doces não ajudarão! Alimentos com alta concentração de açúcares podem dar alívio momentâneo, mas os sintomas voltam depois piores do que estavam.

O nível de glicose no corpo deve subir gradualmente e de modo devagar.

 

5) Tamanho pode ser documento? Reza a lenda que quanto maior e mais gorda for uma pessoa, mais álcool consegue aguentar.

Isso pode ser verdadeiro em alguns casos, mas a teoria está mais relacionada à quantidade de água no corpo (que influenciará na concentração de álcool) do que à gordura em si.

E essa quantidade de água no corpo é parcialmente ligada ao peso individual e não inteiramente.

O que se sabe é que pelos homens possuírem mais água que as mulheres, conseguem aguentar mais doses.

 

6) Ressaca tem prazo de validade? O tempo em que seu corpo vai voltar totalmente ao normal (imaginando que você se absteve de qualquer coisa alcoólica depois do seu porre) é de até 24 horas depois da farra.

 

Siga o Café Ouro Negro também no Instagram!

 

 

Envie sua receita!