Café em família perfeito – alimentos, organização e decoração. Não há nada mais agradável do que uma mesa de café da manhã bem montada e decorada.

Uma mesa preparada com atenção e carinho deixa tudo mais especial.

E tudo é muito simples de fazer. O que você precisa para montar uma mesa de café da manhã perfeita para a família é criatividade, carinho e atenção aos detalhes.

Um café da manhã balanceado é considerado importantíssimo para sua saúde e bem-estar, para começar o dia bem, com energia e saúde.

O café da manhã é também uma oportunidade de unir a família e planejar o dia. Além disso, é a melhor hora de curtir a sua casa antes de se lançar na rotina corrida do trabalho ou dos estudos.

Vamos começar falando do que você pode servir para tornar o café da manhã sempre especial.

Quais são as melhores opções de alimentos para servir no café em família? Nutricionistas ensinam que essa deve ser a maior e mais variada refeição do dia.

 

Café em família perfeito - alimentos, organização e decoração

Café em família perfeito

 

Sabendo disso, e com tantas opções disponíveis, às vezes pode ser difícil decidir o que servir. Especialmente se a ocasião for especial.

Quando pensamos café em família perfeito, logo lembramos das frutas, pãezinhos e claro, o queridinho do Brasil: um bom café.

Mas que outras ideias não podem faltar na sua mesa de café da manhã? Veja a seguir algumas opções deliciosas e sofisticadas.

 

  • Iogurte natural: pode ser servido com mel, frutas ou cereais. Não esqueça das tigelas e colheres apropriadas.
  • Pães especiais: além do pãozinho francês, vale oferecer opções integrais. O pão australiano também é uma delícia!
  • Bolos: os bolos para café da manhã devem ser leves e sem coberturas. Ótimas opções são os bolos de fubá, laranja ou baunilha.
  • Manteiga ou margarina: a manteiga não pode faltar no café da manhã. Procure saber de antemão a preferência dos convidados, ou ofereça as duas opções.
  • Frios: sirva presunto, queijos e outros tipos de frios em rolinhos.
  • Frutas: frutas frescas são essenciais para um café da manhã balanceado. Caso vá servir frutas grandes como melões, lembre-se de deixar fatias ou cubos já cortados.
  • Café, chás e Sucos: não esqueça de oferecer alternativas para o café. Apesar da bebida ser uma favorita nacional, nada é capaz de agradar a todo mundo.
  • Leite ou creme e açúcar: os complementos para o café não podem ficar de lado. O ideal é servir cada coisa em seu recipiente separado, já que cada um tem um gosto diferente para o preparo do café.

 

Como montar uma mesa perfeita para o café em família

 

Montar a mesa de café em família

 

Vendo fotos que aparecem em sites como o Pinterest você pode conseguir muita inspiração. Por outro lado, tantas ideias podem confundir e fazer a tarefa parecer mais difíciel do que é.

Não se preocupe, montar uma mesa de café da manhã para a família perfeito é mais simples do que parece.

É comum surgirem dúvidas na hora de posicionar os talheres na mesa de café da manhã, mas as regras são fáceis.

Para o café em família, usamos sempre os talheres para sobremesa. Você deverá disponibilizar para cada pessoa um conjunto de garfo, faca, colher e colher de chá.

Quanto às louças, é importante que estejam na mesa um prato de sobremesa e o conjunto de xícara e pires.

Ofereça também um copo ou taça de vidro. Se for servir iogurte ou cereais, lembre-se de disponibilizar uma tigela e colher apropriadas.

Para dispor esses itens na mesa, você deverá seguir as mesmas regras de etiqueta da mesa tradicional.

Prato de sobremesa no centro, garfo à esquerda do prato, faca na direita (com o lado do corte voltado para o prato) e colher ao lado da faca.

O copo ou taça de vidro deve ser colocado acima do prato, do lado direito. Sempre no canto da composição.

Caso você esteja usando tigelas, você deve posicioná-las da mesma maneira que o copo, mas do lado esquerdo.

A xícara deve sempre ser apresentada virada para cima, em cima do pires e com a colher de chá ao lado. Ela pode ser colocada em cima do prato de sobremesa ou ao lado direito, na diagonal do copo.

 

Detalhes ajudam no café em família perfeito

 

Detalhes ajudam no café em família

 

Jogos americanos e guardanapos sempre.

Mais do que um item prático, eles fazem parte da decoração e podem ser a grande diferença entre uma mesa de café da manhã comum e uma espetacular.

O jogo americano deverá servir como base para os talheres e louças, como se fosse um quadro.

Já o guardanapo pode ser colocado acima do prato de sobremesa ou do lado esquerdo, ao lado do garfo.

Decorar com flores

Sejam artificiais ou naturais, as flores sempre dão um toque de requinte à mesa de café em família. Prefira arranjos em cores quentes e alegres para trazer uma sensação de energia ao ambiente.

Os vasos podem ser colocados no centro da mesa, entre as comidas. Mas cuidado para não exagerar. Menos é mais na grande maioria dos casos.

Não use embalagens de produtos

Quando se trata de produtos como manteiga, patês ou iogurte, pode ser tentador simplesmente colocar a embalagem na mesa.

Procure perder esse hábito, para que a decoração fique completa e muito mais sofisticada.

Utilize uma mantegueira e pequenas vasilhas para esse fim. No caso de líquidos como leite, você pode utilizar jarras de vidro ou leiteiras de porcelana.

O café em família pode ser uma ocasião extremamente especial todos os dias, e nesses casos, vale a pena montar uma mesa de café da manhã completa.

Quais são es estilos de decoração que mais combinam com a mesa de café da manhã para a família perfeito? Deixe sua opinião nos comentários!

 

Leia também:

 

Receitas de Café Gourmet

Guia do Café Expresso

Siga nossa página no facebook

Siga nosso grupo Eu Adoro Café

Envie sua receita!

 

Café da Manhã em Família