Café emagrece de verdade? Confira a quantidade e como beber.

Um bom café 100% arábica, além de ser uma delícia, é a principal fonte da cafeína, substância que estimula a termogênese, que acelera o metabolismo, ajudando assim no processo de emagrecimento.

Além disso, o café dá aquela disposição que precisamos parar tirar a sonolência pela manhã ou depois do almoço.

A cafeína tem a capacidade de estimular a lipólise (quebra das moléculas de gordura no organismo).

Isso faz com que a gordura fique mais disponível e o organismo passa a utilizá-la como fonte de energia para ser queimada durante a atividade física.

Podemos concluir que a cafeína melhora o desempenho esportivo e seu consumo pode contribuir para o emagrecimento quando aliado à prática de exercícios regulares.

 

Para eliminar calorias, não basta tomar café

 

Para eliminar calorias, não basta tomar café

 

Comer os alimentos certos antes e depois da atividade física é essencial para emagrecer com saúde e melhorar o rendimento do treino.

Além da cafeína, os grãos contêm antioxidantes, inibe as inflamações e, portanto, reduz o risco de doenças cardiovasculares e outras doenças inflamatórias prolongadas.

Também possui atividade antibacteriana e antiviral, além de conter a vitamina B3 e reduz a sensação de fadiga durante o exercício, melhorando o rendimento.

Estudos também revelam que o consumo diário e moderado do café contribui na prevenção de várias doenças, como a diabetes do adulto, o câncer de cólon, fígado e mama, doença de Parkinson entre outras.

Entre as principais ações do café estão o estímulo do sistema nervoso central, do músculo cardíaco e o relaxamento da musculatura lisa, presente nos vasos sanguíneos, bexiga e trato intestinal.

O café também é rico em minerais, como cálcio, potássio, ferro, zinco, magnésio e antioxidantes.

A boa notícia é que os benefícios do café também estão em seu aroma, que tem efeito poderoso nas áreas do cérebro relacionadas ao prazer.

Beber café puro ajuda a emagrecer

 

Café emagrece se for sem açúcar

 

Uma dica importante para curtir os benefícios do café é não exagerar na dose e também consumir sem adoçar.

As grandes quantidades de cafeína podem aumentar o nível de cortisol, o hormônio do estresse, o que pode estar ligado ao ganho de peso, ou seja, causando o efeito oposto do esperado.

Além de consumir uma quantidade exagerada de açúcar/adoçante durante o dia, o que pode prejudicar o processo de emagrecimento e levar a alguns problemas, como a diabetes.

 

Quantidade ideal de café por dia para emagrecer

 

Quantidade ideal de café por dia

 

Por isso é aconselhável consumir, no máximo, de três a quatro xícaras por dia. Essa dose é suficiente para auxiliar no emagrecimento.

Tente também consumir puro, para que você possa curtir o sabor e os benefícios da bebida.

O café possui contraindicações para pessoas com alterações gástricas (gastrite, úlcera péptica), insônia, agitação psicomotora, taquicardia e taquiarritmias.

E atenção, seu consumo deve ser reduzido no período da noite, de preferência não tomar, para não afastar o sono.

 

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