Café Expresso ou Espresso, por que se escreve diferente?

É muito comum alguns usarem o termo café espresso no lugar de expresso.

A palavra espresso, usada na Europa, vem do italiano e sua raiz guarda relação com o verbo latino que, em português, deu origem a espremer.

Não há registro de espresso nos dicionários de língua portuguesa. Então, fica a dúvida sobre a forma correta de escrever: café expresso ou espresso?

Expresso significa rápido e um café “espresso” (de espremido em português), feito sob pressão.

Espresso deve ser aceito, segundo especialistas, porque o vocabulário corrente admite palavras estrangeiras, como shopping, que é do ingles.

E está errado dizer expresso? Não, porque de fato o café espremido (ou espresso) na máquina fica pronto entre 15 e 20 segundos, rápido e, portanto, expresso.

Café Expresso ou Espresso

Embora comumente encontrada em diversos textos e panfletos promocionais, a palavra “espresso” grafada com “s” não existe na língua portuguesa — ela nada mais é que o italiano para expresso.

A palavra “expresso”, por sua vez, é originária do latim expressus, particípio passado de exprĭmĕre, que significa entre outras coisas “apertar com força, comprimir, espremer, tirar de, arrancar”.

Em português, esse verbo latino originou exprimir, espremer e, por extensão de sua forma nominal, expressar.

Pedir um café na Itália, assim como em vários países da Europa, é entendido como pedir um espresso.

Em Lisboa, o termo tradicional para designar o espresso é bica, um acrônimo que significa “Beber Isto Com Açúcar”.

Por outro lado, no Porto é costume pedir um cimbalino, como referência a La Cimbali, uma popular marca de máquinas de fazer espresso.

O café Expresso não é um grão diferente, ele é feito com os mesmos grãos do café tradicional.

O que difere em gosto e aroma é o método de prepará-lo.

Como preparar um café expresso perfeito

Procure sempre por cafés de boa qualidade, especiais ou gourmet 100% arábica, de preferência em grãos e com a data da torra recente, pois um excelente método de preparo não consegue transformar um café de baixa qualidade em uma boa bebida.

O tempo de extração do expresso deve estar entre 25 a 35 segundos, sendo 30 segundos o tempo ideal para obtenção de um bom café. Isso vale para a extração de 50ml da bebida.

As xícaras devem ser pré-aquecidas, de preferência de porcelana com o fundo arredondado, para preservar o creme da bebida.

A moagem do café deve ser média, e sua compressão deve ser feita de maneira adequada.

Em geral, utiliza-se 7 gramas de café para 50ml da bebida em um espresso normal, ou 30ml em um espresso curto.

O aroma do café expresso pode ter diferentes nuances. Pode ser de amêndoas, caramelo, chocolate, frutas, nozes. Vai depender muito da qualidade e variedade do café que utilizar, bem como os padrões de torra do café.

O creme do expresso deve ser espesso, persistente e de cor avelã, e serve como parâmetro para a degustação da bebida. É o creme que preserva a temperatura e o aroma do café na xícara.

O sabor do café expresso deve ser harmonioso, com equilíbrio entre doçura, amargor e a acidez natural do café.

O corpo do expresso de boa qualidade geralmente é marcante, mas depende muito do gosto da pessoa, que pode optar por cafés mais suaves ou aqueles mais encorpados e fortes.

O sabor residual, ou retrogosto do expresso, aquele sabor que fica na boca após a degustação, deve ser adocicado, de suave a intenso, com sabores que podem ser caramelo, chocolate, avelã, melado de cana, entre outros, contrastando com um leve amargor equilibrado do café.

Beber um copo de água mineral (com ou sem gás), antes de apreciar o café expresso é ótimo para limpar suas papilas gustativas, melhorando a capacidade de perceber os sabores contidos na bebida.

Após o preparo do expresso é importante limpar bem a máquina

 

Libere água para limpar o local em que o filtro é encaixado e passe um pano limpo.

Você também pode utilizar uma escova de dente nova para limpar os cantinhos mais difíceis de serem alcançados.

Com estas dicas o seu café expresso ficará exatamente igual ao das cafeterias.

E você também pode aproveitar as dicas para fazer outras bebidas a base de café, como cappuccino e café latte.