Como a borra de café pode ajudar no cultivo de jardins e hortas

Como a borra de café pode ajudar no cultivo de jardins e hortas

Usar a borra de café pode ajudar no cultivo de jardins e hortas. Entre as funções podemos destacar: tingimento, repelente de pragas, repelente de gatos, desodorizante, inibidor de poeira e fortalecimento da planta.

Duas pesquisadoras da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de São José do Rio Preto (SP) concluíram que a cafeína é fatal para o desenvolvimento da larva do Aedes Aegypti. Quanto maior a concentração de cafeína na água parada contida em vasos, ralos e plantas, menor o tempo de vida das larvas. “Registramos uma taxa de mortalidade de 100%. Nenhuma das larvas conseguiu chegar ao último estágio de desenvolvimento”, diz a bióloga Alessandra Theodoro Laranja, co-autora do estudo. Saiba mais aqui.

A borra do café é uma excelente fonte de nitrogênio (essencial para o bom crescimento de folhas verdes) e é comum ser um elemento escasso em compostagem urbanas. Além do nitrogênio, a borra do café é ótima para reter umidade e manter o seu composto ativo.

borra-de-cafe-acaba-com-a-dengue

Borra de café nas plantas é um ótimo fertilizante

A borra de café oferece vários nutrientes para o solo, além de proteger (elimina bactérias e outros micro-organismos danosos ao solo) e tornar as plantas mais produtivas. Mas antes de colocá-la na terra, é aconselhável adicionar um pouco de fósforo (farinhas de sangue e ossos e esterco de aves) e potássio (esterco de animal), para que ela não roube o nitrogênio para se decompor, podendo, com isso, criar fungos.

Borra de café na compostagem

Com a borra de café adicionada à pilha de compostagem, esta emanará um cheiro mais ameno, ficará mais quente e conservará a umidade. Para maior eficácia, é recomendável adicionar folhas secas, que evitam o mau cheiro, e papel picado, para reduzir a umidade.

Para sua otimizar ação no solo, misture a borra de café com casca de legumes, casca de ovos, substrato ou qualquer outro adubo. Fermentar por alguns dias (60 dias é um tempo bom), mexendo de vez em quando, até virar uma “farinha” homogênea.

A borra de café pode ser armazenada em um pote ou sacola que não tem problemas com cheiro ruim. Pode ser guardada junto com o filtro de papel, mas é bom rasgá-lo em pedaços na hora de adicionar ao seu composto para facilitar a decomposição.

Borra de café na mudança ou alteração do solo

Se você estiver pensando em construir ou aumentar um canteiro ou ainda em consertar alguma seção do seu jardim, a borra de café é uma boa pedida. A borra e a terra devem ser misturados numa proporção de 50/50. Após efetuar a mistura, espere aproximadamente 60 dias para plantar alguma semente ou vegetal.

Borra de café como repelente de pragas

Ao usar o repelente químico é preciso considerar que, embora eficaz no combate às pragas, ele tem uma sobrevida maior na terra, pode matar outros insetos que são benéficos para a plantação, além de prejudicar a qualidade da planta. Para evitar esses transtornos, uma boa opção é utilizar a borra de café como repelente, principalmente se você mesmo tiver moído o café – ele se torna ainda mais efetivo no combate às pragas.

Borra de café na horta afasta lesma e caracóis

É uma ótima forma de diminuir o ataque das lesmas em suas plantas. Faça uma borda ao redor da planta com a borra de café. Quanto mais grossa, mais eficiente. Não evita por completo (sempre existem lesmas ginastas que passam por qualquer obstáculo) mas reduz significativamente.  Saiba mais lendo outra publicação: Borra de café afasta mosquitos, formigas, lesmas e caracóis.

Borra de café para atrair minhocas

Minhocas adoram borras de café. Por isso, além de grãos de café, adicione restos de alimento e papel picado. Desse modo, você convidará uma leva de minhocas para o seu jardim, o que o deixará mais rico em termos nutritivos. Dica preciosa: as minhocas adoram borras de café antigas. O cheiro de fermentação e de mofo é o preferido delas.

Borra de café para limpar plantas

A borra também é ótima para limpar as folhas das plantas que ficam dentro de casa, diluindo uma parte dela em cinco partes de água. Molhe um pano ou algodão e passe na planta. As folhas ficam brilhantes!

Fontes: Orquideas | Ecológico | Cultura Mix | Gabriel Tavares

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *