Nesse post falamos um pouco sobre 5 fatores que podem influenciar no resultado final do sabor do café.

Estamos automatizados a comprar café, simplesmente pegando na gôndola do supermercado, sem atentar para pequenos detalhes que podem tornar o seu café do dia a dia ainda mais gostoso.

 

Fatores que podem influenciar no resultado final do sabor do café

 

Dicas para ajudar a escolher um bom café

 

01 – Grãos do Café

 

Excelentes cafés começam com excelentes grãos e embora hajam inúmeros fatores para diferenciar um de qualidade superior de outro, duas coisas devem ser lembradas: o tipo e a torra.

Nesse universo dos cafés, especialistas ou empresas sérias, selecionam e compram apenas de fazendas reconhecidas, qualificadas e com certificação de qualidade superior, obtidas em função do tipo de planta, manejo, clima, etc.

Escolhidos os grãos ideais para se montar o blend desejado, o passo seguinte  e a torra.

A torra do café é a transformação química do grão verde num grão repleto de sabores potenciais contidos em seus óleos que depois são transferidos para a bebida.

Trata-se de um trabalho artístico que deve ser realizado apenas por mestres de torras com grande experiência, conhecimento e máquinas ideais.

Na Café Ouro Negro esse trabalho é acompanhado por Angélica Nasciutti, profissonal credenciada no assunto e também uma das sócias da indústria.

Nada melhor que ter o olho do dono acompanhando o processo de qualidade do produto!

 

Fatores que podem influenciar no resultado final do sabor do café

 

02 – O Frescor do Café

 

Cafés devem ser consumidos preferencialmente em até duas semanas após terem sido torrados, portanto, compre apenas de marcas reconhecidas e em quantidades de no máximo 500 g.

Quando falamos de frescor no mundo do café, estamos associando a proximidade do consumo com a data de torra.

Café fresco é o café que foi torrado pouco tempo antes de chegar a sua xícara. Mas lembre-se de que todo café deve descansar por volta de 48 h para que termine de liberar os gases que ficaram aprisionados no processo de torra.

Cafés especiais são cheios de possibilidades gustativas e, quando armazenados com cuidado em ambientes frescos e longe da luz, tendem a manter essas possibilidades por até 3 meses.

A partir daí, o processo natural de oxidação aumenta, e as características mais delicadas de cada café vão se perdendo. Por isso recomendamos que os cafés Ouro Negro sejam mantidos nas próprias embalagens ou em recipientes hermeticamente fechados.

 

Espessura do pó de café

 

03 – Espessura do pó de café

 

A bebida do café é extraída do grão moído e não inteiro, mas há algo mais que você precisa saber sobre isso e que terá muita importância no resultado final; sua espessura.

 

  • Pulverizada: espessura muito fina, utilizada para o café turco, pois o pó é adicionado na água e não é filtrado.
  • Fina: ideal para o café filtrado (papel ou pano) de garrafa térmica ou cafeteira elétrica.
  • Média: usada para o café expresso. Como o expresso é extraído sob pressão, é necessário que a moagem seja mais grossa para que o café saia com a concentração apropriada.
  • Grossa: utilizada nas cafeteiras Italiana (Moka) e Francesa (French Press).

 

Tempo e temperatura para fazer um bom café

 

04 – Tempo e quantidade de pó de café

 

Para conseguir o máximo de sabor do seu café é preciso sempre ficar atento com quantidade certa de café moído, tempo de infusão e temperatura da água (além da pressão, no caso das bebidas do tipo expresso).

 

 

05 –  Água e temperatura no preparo do café

 

Água para o preparo de um bom café

 

Use sempre uma água boa!

Controle a temperatura de infusão (e ela será diferente dependendo do método de extração que você escolher para preparar a sua bebida) para não comprometer o sabor final.

Um bom café sempre irá apresentar doses equilibradas de doçura, amargor e acidez, mas jamais em intensidades que se sobreponham as outras características.

Segundo a barista e professora Lidiane dos Santos, a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) recomenda que a proporção na hora de preparar o café coado seja de 80 g a 100 g de pó, para 1 litro de água.

 

 

E então, gostou da publicação? São dicas simples, mas fazem grande diferença na hora de comprar o seu café.

Beba sempre um bom café e viva bem e feliz! Dúvidas? Deixe nos comentários.

 

 

Visite nossa loja

Guia do Café Expresso

Visite nosso Blog

Siga nossa página no facebook

Siga nosso grupo Eu Adoro Café

Envie sua receita!

 

Café Gourmet Ouro Negro

 

 

Veja também!