Livros sobre café, 9 títulos que todo apreciador deveria ler.

Nossa obsessão por café é compartilhada por milhões de brasileiros e está ficando cada vez mais quente.

Na verdade, é difícil beber um bom café sem se apaixonar pela agricultura, torrefação, sabores, receitas e até o artesanato feito com o produto e seus derivados.

 

Livros sobre café, 9 títulos que todo apreciador deveria ler

 

Depois de analisar dezenas de títulos e vários cafés, selecionamos 9 livros sobre café que ensinarão algo novo, seja você um simples fã ou um barista altamente treinado.

Existem livros de história, receitas, romance e também de como fazer a melhor xícara de café em casa.

Coloque tudo no bule e aproveite a leitura de Livros sobre café!

Café com design: A arte de beber café

 

Café com design: A arte de beber café

 

Mudam-se as circunstâncias, os interesses, o público-alvo, e os cafés continuam a exercer seu fascínio.

As coffee houses já foram lugares privilegiados, onde se reuniam intelectuais e se discutiam as políticas de um país.

Sem dúvida, a arquitetura desses ambientes e o design de seus interiores, mesclados ao hábito do consumo de café, foram e continuam a ser os ingredientes básicos dessa magia.

Os cafés são o lugar em que as pessoas interagem, conversam, trocam informações, discutem e processam ideias.

São espaços de socialização e de cultura e, por que não, um ambiente de trabalho.

Com as novas tecnologias, as cafeterias oferecem pontos de rede e, assim, transformam-se em verdadeiros escritórios.

Reunir esses diferentes aspectos da vida contemporânea significa proporcionar ao consumidor uma verdadeira viagem estética, repleta de sabor.

Lançamento do Senac São Paulo, Café com design: a arte de beber café busca atrair para seu universo não só os apaixonados por essa bebida, já que o livro traz algumas receitas e dicas de harmonizações clássicas e exóticas que podem ser experimentadas com o café, mas também todos os amantes da arte, da arquitetura, do design e das novas tecnologias.

Compre o livro aqui.

 

Lágrimas de Amor e Café

 

Lágrimas de Amor e Café

 

Novo romance da autora do best-seller senhorita aurora – edição autografada.

Fragilizada pela morte da mãe e a miséria na itália, angelina aceita a proposta de um estrangeiro rico que oferece não só casamento, mas também conforto para seu pai e sua irmã caçula.

Decidida a ajudar a família, ela embarca para um país distante tendo como companhia somente a escrita e os romances que ama, já que durante a viagem o marido se revela muito diferente do príncipe que sonhou um dia conhecer.

Vincenzo também tem o brasil como destino e, por uma traição, vê seus sonhos roubados logo que desembarca no novo país.

E é na fazenda de um barão do café, onde angelina é senhora e também vítima do marido cruel, que vincenzo acaba achando trabalho.

Em meio a encontros e conversas nasce entre ambos uma amizade verdadeira e uma paixão secreta que pode colocar em risco não apenas a vida deles, mas também a segurança de outras pessoas.

Vincenzo e Angelina teriam coragem o bastante para esquecer as proibições, passar por cima dos perigos e viver esse grande amor.

Compre o livro aqui.

 

Arquitetura do Café

 

Arquitetura do Café

 

Amplamente ilustrado com figuras, fotos e desenhos de valor documental, Arquitetura do Café traz um minucioso levantamento histórico da implantação das fazendas de café na região de Campinas, abordando sua arquitetura e construção.

O autor aponta que a capacidade industrial instalada nessas fazendas levou à criação de grandes empresas rurais, estabelecendo as ligações existentes entre a evolução arquitetônica das propriedades e as questões pertinentes à história da técnica e da tecnologia.

O livro recebeu o prêmio Jabuti 2005 na categoria Arquitetura e Urbanismo.

Compre o livro aqui.

 

Dicionário Gastronômico. Café com Suas Receitas

 

Dicionário Gastronômico. Café com Suas Receitas

 

Cercado de lendas antigas e folclóricas que dão conta de sua história, a verdade é que desde o seu surgimento o café é uma bebida apaixonante.

Capaz de despertar sabores, estimular sensações, embalar sonhos e ideias de seus inveterados admiradores, é um elixir poderoso a frequentar corações e mentes de boa parte da humanidade.

Compre o livro aqui.

 

História do Café

 

História do Café

Este delicioso livro narra a trajetória de aventura e ousadia da mais saborosa e conhecida bebida negra em todo o mundo: o café.

Desde sua descoberta, a Coffea arabica traçou novas rotas comerciais, criou espaços de sociabilidades até então inexistentes, estimulou movimentos revolucionários, inspirou a literatura e a música, desafiou monopólios consagrados e tornou-se o elixir do mundo moderno, consolidando as cafeterias como referência de convívio, debate e lazer.

Com charme, elegância e bom humor, a historiadora Ana Luiza Martins conta a trajetória do café, das origens como planta exótica no Oriente à transformação em produto de consumo internacional.

A autora analisa também como o café no Brasil transformou-se na semente que veio para ficar e marcar a nossa história.

Mais do que uma atitude simpática de bom anfitrião, oferecer um café é proporcionar uma das mais prestigiosas formas de convívio social que nos é dado a conhecer.

Um simples gole dessa bebida torna você, leitor, parte de uma imensa cadeia de produção, embalada em muita aventura e ousadia. Venha tomar uma xícara com a gente.

Compre o livro aqui.

O mínimo que você precisa saber sobre café

 

O mínimo que você precisa saber sobre café

 

“Esse guia surgiu de um Workshop Degustativo presencial de cafés, que promovemos mensalmente na Cafeteria Rainha do Grão.

Condensamos toda informação do Workshop e muito mais nesse livro, de forma a levar o conhecimento para uma quantidade maior de pessoas interessadas.

Com esse livro te apresentamos mais do que um guia para apreciadores e iniciantes, nós te ensinamos tudo o que aprendemos sobre o café.

Nós pensávamos que sabíamos tudo sobre café, que não havia mais nada a aprender sobre esse assunto, até que resolvemos abrir uma cafeteria e trabalhar com os cafés especiais. Reunimos todo nosso aprendizado até o momento nesse, para que vocês também possam ter acesso a ele.

O conteúdo desse livro melhora o seu café – Saiba como preparar um café de qualidade, conhecendo tudo desde o plantio até a xícara.

Aprenda a apreciar melhor a bebida e a não comprar mais gato por lebre.

Nós iremos lhe ensinar quais são os fatores que influenciam na qualidade da bebida.

Esse guia lhe dará o conhecimento mínimo necessário para pensar sobre o café, de forma a entender tudo desde a escolha do seu café, até o preparo e degustação.

Seja você um apreciador de cafés que busca conhecimento para poder degustar melhor essa bebida fantástica, ou um profissional que quer melhorar a qualidade do café que prepara para os seus clientes, esse guia foi escrito para você.

EU GOSTO MUITO DE CAFÉ, MAS NÃO ENTENDO NADA! Acredite, se você costuma repetir isso com frequência, você não está sozinho.

O Brasil é um dos maiores consumidores de café do mundo, mas grande parte dos consumidores ainda não sabe quais são os fatores que influenciam positivamente ou negativamente na qualidade da bebida na xícara.

NÃO SOU BARISTA FORMADO, MAS PRETENDO MELHORAR A QUALIDADE DO CAFÉ QUE EU SIRVO PARA OS MEUS CLIENTES!

Você pode não ter a formação profissional de Barista, mas com o conhecimento que irá adquirir com esse guia, terá condições de dar um salto de qualidade no café que serve para seus clientes e, com isso, conseguirá fidelizar clientes graças ao seu café.”

Compre o livro aqui.

 

Eu Amo Café – Mais de 100 Bebidas Com Café

 

Eu Amo Café - Mais de 100 Bebidas Com Café Deliciosas e Fáceis de Fazer

 

Agora todos os apaixonados por café – tanto amadores quanto profissionais – podem preparar essa deliciosa bebida, quente ou fria, o ano todo, como se fossem verdadeiros gourmets, usando as técnicas simples apresentadas neste indispensável livro com receitas e também com toda a história, o cultivo e a apresentação dos grãos.

Em Eu Amo Café, Susan Zimmer, uma expert nessa arte, compartilha dicas e técnicas essenciais para preparar a bebida perfeita – seja um expresso básico, ou um latte magistral criado a moda de renomados baristas.

Ao descrever os vários tipos de cafés e técnicas de preparação exclusivas, o livro reúne informações que vão desde a moagem dos grãos até o momento em que e bebida chega a xicara.

Eu Amo Café apresenta mais de 100 receitas fáceis para qualquer occasião, incluindo tentadores cappuccinos quentes, refrescantes cafés gelados, sobremesas para servir após o jantar e clássicos cafés martini.

A obra ainda fala sobre a história do café no Brasil: a tradicional familia d’Orvilliers do ramo cafeeiro, a politica café-com-leite, a queda da bolsa em 1929 a literatura do café.

Também traz informações sobre geografia: principais regiões produtoras, posição do Brasil como produtor de café no mundo, selo de purexa e controle de qualidade.

Autor, Susan Zimmer trabalha há mais de 20 anos no ram cafeeiro e agora somos agraciados com esta obra completa, recheada de gostosuras e curiosidades sobre a bebida.

Criou cardápios personalizados para inúmeros restaurants e cafés.

A autora, best-seller internacional especializada em café, é frequentemente convidada por diversos programas de televisão como a FOX Live, ABC e Sonoran Living TV.

Trabalhou com alguns dos maiores chefs gastronômicos. Mora em Calgary, no Canadá.

Compre o livro aqui.

 

Café – de Mário de Andrade

 

Café - de Mário de Andrade

 

Segundo o próprio escritor, o livro seria “um romance de páginas cheias de psicologia e intensa vida”.

No universo ficcional, migrante como tantos da mesma região, Chico Antônio passa pela capital, antes de seguir para uma fazenda de café, cultivo que gerou muita riqueza aos paulistas.

Aqui, tem-se uma trama muito bem-articulada, personagens vigorosas, capazes de traduzir situações humanas intensas e de ultrapassar, assim, um tempo demarcado historicamente no Brasil.

O livro Café teve o texto final fixado por Tatiana Longo Figueiredo, que assina a introdução, o posfácio e a seleção de imagens do caderno final.

Compre o livro aqui.

 

O Livro de Ouro do Café, 56 receitas para baixar

 

O Livro de Ouro do Café, 56 receitas para baixar gratuitamente

 

O Livro de Ouro do Café, 56 receitas para baixar gratuitamente.

É tradição servir um café feito na hora após o almoço com amigos ou parentes.

Mesmo quando se está só em casa, um cafezinho passado na hora é tudo de bom!

Você pode ir além do café tradicional, combinando  ingredientes comuns, montando receitas diferentes na sua própria casa, transformando a bebida em algo mais especial.

No ano de comemoração dos 56 anos do Café Ouro Negro, fizemos uma seleção de 56 receitas de café em um e-book gratuito para que você possa escolher e variar.

Baixe o livro aqui.

 

Siga o Café Ouro Negro também no Instagram!

 

 

Decoração de Cafeterias para conquistar e fidelizar clientes