Organizar a despensa pode ser rápido e fácil, aprenda!

A gente sabe que arrumar a despensa de casa dá preguiça, mas com algumas dicas você pode fazer isso rápido.

Depois de arrumado é tão lindo! Tudo organizado, fácil de encontrar os alimentos e fácil também de guardar os novos.

 

 

Organizar a despensa pode ser rápido e fácil, aprenda

 

 

A primeira dica é tirar tudo do armário!

 

Esta parte não será fácil, mas conte até cinco e tire tudo para fora. Depois limpe bem os armários.

 

Organize sua despensa tirando tudo do armário

 

A segunda dica é separar por categorias!

 

Alimentos secos de um lado (massas, arroz, etc..), enlatados do outro, laticínios e assim por diante. Imagine como se fosse no supermercado.

Se tiver um conjunto de alimentos que precisa que estejam mais à mão, crie uma categoria para eles, tais como: café, cereais, biscoitos, granola, etc..

Enquanto vai separando confira as datas de validade e ponha no lixo o que já está vencido.

 

Veja também: Guia do Café Expresso.

 

Organize sua despensa com dicas do Café Ouro Negro

 

A terceira dica é escolher o que mais usa diariamente!

 

Depois de escolher as categorias, pense em quais são os alimentos que você usa diariamente. Coloque estas categorias nas prateleiras ao nível dos olhos.

Se tiver crianças em casa, deixe nas prateleiras mais baixas aquilo que pretender que eles vão buscar à despensa sozinhos, como alimentos para os lanches.

Nas mais altas devem ficar as bebidas e se precisar de arrumar eletrodomésticos pequenos eles devem ficar na última prateleira, em baixo.

Pode experimentar colocar a comida separada por categorias dentro do armário para ver o que cabe e onde.

 

Organize sua despensa com recipientes transparentes

A quarta dica é criar sistemas!

 

Só agora é que você verá quais os organizadores que precisa! O maior erro é comprar cestos e frascos antes dos passos anteriores.

Acontece muito frequentemente não terem os tamanhos corretos.

Então vá buscar a fita métrica e, tendo em conta a quantidade de alimentos, pense no que vai precisar.

Neste caso, a opção foi ter as categorias “pequeno-almoço” e snacks” mais há mão. No entanto, as prateleiras são muito fundas, o que fazia com que as embalagens se perdessem por ali.

A solução foi arranjar um cesto para cada categoria, de forma a que qualquer pessoa possa puxar o cesto que precisa e ver tudo o que contém.

Assim ninguém precisa de escavar para chegar às bolachas!

Como pode ver, foi fundamental tirar medidas para encontrar os cestos que encaixaram que nem uma luva!

Assim, não é necessário separar tudo por cores, ou investir em organizadores super caros para ter uma gaveta para cada tipo de bolacha.

Basta ser criativo e pensar num sistema que resulte para si e para a sua família.

 

Envie sua receita para nossos leitores!

 

 

A quinta dica é descartar as embalagens!

 

 

Estas só ocupam espaço. Em tudo o que puder, elimine as embalagens.

As caixas das barritas, dos cereais, aquelas caixas que têm as bolachas em saquetas, tudo fora!

Ocupam espaço desnecessário e não facilitam quando queremos tirar alguma coisa rapidamente antes de sair de casa.

 

Organize sua despensa etiquentando as caixas

 

A sexta dica é etiquetar!

 

Ora, como fazemos com que toda a gente na casa mantenha o sistema? As etiquetas ajudam! Em cada cesto ou caixa coloque uma etiqueta, para ajudar a manter a ordem.

Se não gosta de ver as etiquetas, não se preocupe. Depois de algum tempo, quando todos já souberem o sistema, pode experimentar retirá-las, e perceber se conseguem manter tudo no sítio sem elas.

Pode também optar por recipientes e caixas transparentes na sua despensa, pois é possível olharmos para o que está lá dentro e saber automaticamente o que contêm.

 

 

Como conservar o café na sua casa

 

 

1 – Café fresco por mais tempo

Dicas simples de como conservar o café em casa.

Para preservar o sabor torrado e fresco dos grãos de café o maior tempo possível você deve armazená-lo em um recipiente opaco, hermeticamente fechado e protegido do excesso da temperatura ambiente; evitar vasilhas transparentes que permitam que a luz possa entrar e comprometer a qualidade do seu café.

Mantenha seu café em lugar escuro e fresco. Lembre-se que um armário perto do forno é muitas vezes quente; também tome cuidado com lugares onde bate o sol.

 

2 – Compre café na quantidade certa

 

Café começa a perder seu frescor muito rapidamente depois de moído ou de aberta a embalagem, por isso é melhor comprá-lo em quantidades menores.

Como a exposição ao ar é o pior inimigo do café uma boa ideia é dividir a sua compra em pequenas porções, mantendo a porção não utilizada bem guardada e bem fechada.

 

3 – Congelando o café

 

Conservar o café no congelador.

 

Embora existam diferentes pontos de vista sobre se você deve ou não congelar o seu café, a principal consideração é que o café absorve facilmente a umidade, os odores e os gostos, principalmente pelo ar.

Segundo Scott McMartin (Grupo de Qualidade Starbucks) você só deve armazenar o café no congelador (por no máximo um mês) quando comprou em grandes quantidades e não for utilizá-lo rapidamente.

“Quando você congela o café que você usa todos os dias (regularmente), as temperaturas flutuantes aumentam sua umidade o que pode deixá-lo com gosto de papelão. Há uma perda dos óleos que dão ao café seu aroma e sabor.”

Ao remover os grãos congelados, deixe-os em uma prateleira para descongelar, moa e faça seu café dentro de duas semanas no máximo; para que ele realmente fique bom até a última gota.

Se o produto for em pó, armazenado na geladeira, ele deve ser tirado antes e consumido apenas quando tiver alcançado a temperatura ambiente.

 

Siga o Café Ouro Negro também no Pinterest!

 

Café Ouro Negro Especial fica ótimo na sua despensa.

 

 

 

 

WhatsApp Fale com a gente!