Veganismo é um movimento a respeito dos direitos animais. Por razões éticas, os veganos são contra a exploração dos animais. O boicote a atividades e produtos que são contra os direitos dos animais é uma das principais ações praticadas por quem adere ao movimento.


Tem sido mostrado que pessoas em dietas que incluem comidas de origem animal têm mais probabilidades de terem doenças degenerativas, principalmente doenças cardiovasculares.


A Associação Dietética Americana (The American Dietetic Association) e os Nutricionistas do Canadá (Dietitians of Canada) consideram a dieta vegetariana apropriada para todos os estágios do ciclo de vida, embora eles ainda alertem que uma dieta vegetariana mal planejada pode ser deficiente em vitamina B12, ferro, vitamina D, cálcio, iodo, e ácidos graxos ômega 3.


Pão Vegano com Farinha de Arroz, Polvilho Doce e Aveia em Flocos


Ingredientes:


  • 1 xícara de farinha de arroz.
  • 1/2 xícara de polvilho doce (substitua por araruta, polvilho azedo ou amido de milho).
  • 1/2 xícara de aveia em flocos (use aveia sem glúten caso seja intolerante ou substitua por quinoa em flocos).
  • 1/2 colher de chá de sal.
  • 1/2 colher de chá rasa de goma xantana (Atenção: uso obrigatório – não exagere na quantidade se não o pão fica duro e não cresce, se não tiver colher medidora coloque a pontinha da colher de chá e veja se a massa chega na textura ideal).
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo (substitua por qualquer açúcar, não pode ser adoçante).
  • 1 colher de sopa de fermento biológico instantâneo (1 pacotinho 10 gramas).
  • 2 colheres de sopa de azeite (substitua por qualquer outro óleo ou gordura).
  • 1 xícara de água morna (não pode ser quente pra não matar o fermento).

Modo de Preparo:


  1. Misture todos os secos em uma bacia.
  2. Derrame o azeite por cima dos secos e vá adicionando a água aos poucos, mexendo com uma colher de pau.
  3. Você não precisa sovar a massa nem mexer muito, uma vez que você consiga uma massa grossa, grudenta e homogênea, está pronto!
  4. Transfira a massa para uma forma untada e polvilhada com farinha de arroz utilizando uma espátula.
  5. Como a massa é muito grudenta o truque para espalhá-la de maneira uniforme é utilizando uma colher molhada. Use as costas da colher para nivelar a massa.
  6. Deixe crescer em um local quentinho (micro-ondas desligado junto com uma xícara de água quente). O pão vai crescer e dobrar de volume em aproximadamente 30 minutos, quando passar 15 minutos do tempo de crescimento preaqueça o forno à 200º C.
  7. Após dobrar de volume (+/- 30 minutos) leve o pão para assar por aproximadamente 25 minutos ou até que ele esteja dourado, com cheirinho de pão fresco saindo do forno.
  8. Deixe esfriar por completo antes de cortar o pão vegano rápido; se não esfriar antes de cortar ele fica um pouco abatumado.
  9. Sirva com seu acompanhamento preferido.

Dicas:


  1. Este pão vegano rápido pode ser congelado, para isso fatie o pão e coloque as fatias em um saco plástico adequado para o freezer.
  2. Atenção, não sobreponha as fatias, se não elas grudam juntas depois de congeladas.
  3. Para descongelar você pode colocar as fatias diretamente na torradeira (se você tiver uma) ou na frigideira.
  4. O pão congelado dura até 3 meses.
  5. A melhor textura deste pão vegano rápido sempre vai ser no primeiro dia, a partir do segundo dia ele fica um pouco mais firme, mas é só aquecê-lo por alguns segundos na frigideira que ele volta a ficar fofinho como no primeiro dia.

Fonte: Amor pela Comida.

Envie sua receita!

Filtro Para Café Ouro Negro.

Veja também!